segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BÍCEPS

Músculo bíceps braquial - localizado no braço


No uso cotidiano, o músculo bíceps braquial é referido somente como "bíceps", um termo que seria incorreto anatomicamente.

Funções

O bíceps tem três articulações. Suas principais funções são girar o antebraço e flexionar o cotovelo.[1]

Treinamento

O bíceps braquial pode ser fortalecido com exercícios com pesos. Um dos mais comuns exercícios para o seu fortalecimento é o rosca bíceps.

Na anatomia humana, o músculo bíceps braquial está localizado no braço. O termo biceps brachii é uma frase em latim que significa "duas cabeças de um braço", em referência ao fato de que o músculo consiste em duas estruturas com um ponto de inserção comum próximo ao cotovelo. O bíceps braquial tem diversas funções, as mais importantes sendo a de flexionar o cotovelo e a de girar o antebraço.

O bíceps braquial é um dos músculos mais conhecidos do corpo, já que ele aparece superficialmente, e freqüentemente está bem definido mesmo em pessoas que não são atletas. O músculo é popular entre os fisiculturistas, podendo aumentar consideravelmente de tamanho com o treino de pesos.

Anatomia
Proximalmente, a cabeça curta do bíceps braquial se fixa ao processo coracóide da escápula. O tendão da cabeça longa passa dentro do ligamento capsular na cabeça do úmero e insere-se na escápula no tubérculo supraglenoidal.

Distalmente, o bíceps braquial se fixa na tuberosidade do osso rádio, e devido ao poder de rotação deste osso, o bíceps braquial também faz a supinação o antebraço. O bíceps braquial também se conecta com a fáscia do antebraço, pela aponeurose do músculo bíceps braquial.

Dois músculos se localizam próximos ao músculo bíceps braquial, numa posição mais profunda. São o músculo coracobraquial e o músculo braquial, que se conecta à ulna e ao úmero.

TRÍCEPS

O músculo tríceps braquial é um largo músculo esquelético de três cabeças encontrado em humanos. Ele corre na superfície posterior do braço.

O músculo tríceps braquial é geralmente chamado de "tríceps". Entretanto, o termo "tríceps" (em Latim significa "três cabeças") pode ser usado para qualquer músculo que possua três origens.

Origem e inserção
As três cabeças são:

Cabeça longa: insere-se no tubérculo infraglenoidal da escápula
Cabeça lateral: insere-se na face posterior do úmero, acima do sulco do nervo radial
Cabeça medial: insere-se na face posterior do úmero, abaixo do sulco do nervo radial

Nenhum comentário:

Postar um comentário